quinta-feira, 20 de julho de 2017

REGULAMENTAÇÃO de AERODESPORTOS.


No dia 19-07-2017 participamos da Reunião no SRPV-SP / ANAC a fim de colaborarmos em partes na nova Regulamentação de Aerodesportos. Vários foram os convidados à participar ativamente do processo que definirá as Normas e Regras do Desporto Nacional em várias categorias. Tivemos a ilustre presença do Brigadeiro Luiz Ricardo SRPV-SP e do Diretor da ANAC Sr. Ricardo Bezerra além de vários representantes da Aviação Militar, Civil e muitos outros atores das modalidades e Entidades aéreas convidados.
Brigadeiro Luiz Ricardo.
Muitos pontos foram abordados e nos inteiramos de todos, mas preferimos focar em nosso esporte o Voo Livre em Parapentes onde ficou bem claro quê partindo se dos "Princípios Fundamentais" LIBERDADE Art. 2º da lei 9.615 (Lei Pelé): "O desporto, como direito individual, tem como base os princípio: ...IV - da liberdade, expresso pela livre prática do desporto, de acordo com a capacidade e interesse de CADA UM, associando-se ou não a entidade do setor." Com isto entendemos que a "Autoridade Máxima" em nosso desporto é nada mais nada menos que a Autoridade Aeronáutica! Nos parece que isto ficou bem claro na primeira reunião sobre o tema realizada em Brasília, que mais uma vez fora abordado nesta segunda reunião.


No entanto TODOS estamos envolvidos no quesito RESPONSABILIDADE, pois somos responsáveis sobre nossos atos assim como responsáveis por pessoas em solo, este tema também ficou muito claro aos participantes do desporto e para as entidades presentes. Esta parte da reunião se deu pelo Major Paiva do CENIPA.
Major Paiva.

Vários atores convidados deram suas colaborações em termos de auxiliar na construção de um Documento único visando o bem comum do aerodesporto Nacional assim como a segurança em voo dos praticantes, admiradores, aviação civil de carreira e aviação Militar, ressaltado algumas criticas construtivas a Agência, que certamente serão levadas em conta por ela.

O representante da ABP Cláudio Consolo foi o primeiro inscrito e fez suas considerações no âmbito daquela entidade que a vários anos vem trabalhando de forma coerente somando com nosso esporte.

O segundo inscrito foi Luiz de Oliveira Presidente do GEVIG e porta-voz do CMVL - clube Muriaeense de Voo Livre que ressaltou a importância das entidades Nacional, Estaduais, órgãos de administração aéreo e a própria Aeronáutica em valorizar e respeitar  os Clubes de Voo Livre, pois temos a certeza que estes são os verdadeiros representantes dos pilotos de parapente e conhecedores das capacidades técnicas de cada um dos seus associados. Sem a união dos Clubes nos tornaremos meros fomentadores de sócios para outras entidades.
Pres. GEVIG Luiz de Oliveira.

Clóvis Diniz Presidente da ABPI - Associação Brasileira de Pilotos e Instrutores elucidou sobre a importância da mesma no cenário Nacional confirmando que as Autoridades Aeronáuticas detêm a soberania aérea Nacional, portanto elas que são autoridades máximas. 
Pres. da ABPI Clóvis Diniz.
Piloto de as delta várias vezes campeão e construtor, falou da importância em facilitar subsídios e impostos nas importação e agilidade nas homologações das aeronaves não propulsadas fabricadas aqui.
Piloto Rafael.

Carlos Henrique Carvalho da Escala de Voo Livre Asas da Serra falou da importância deste segmento que formam os futuros pilotos desportivos, e como as mesmas poderiam auxiliar e serem reconhecidas dentro desta Regulamentação.
Instr. Carlos Henrique.

Dir. Téc. GeVig Jean Carlos.

Tudo foi ao contento, mito explicativo, percebemos um grande empenho em normatizar o desporto e regulamentar o espaço aéreo de forma que todos possam usufruir do céu brasileiro sem maiores transtornos, para tanto dependemos da compreensão, dedicação, determinação, respeito e empenho de todos que temos a oportunidade e o prazer de voar.

O GEVIG agradece as Autoridades Aeronáuticas e todos participantes pela oportunidade em nos permitir fazer parte de mais este capítulo da história do aerodesporto Nacional.

Representantes de vários segmentos interessados na Regulamentação do aerodesporto.

Ausências foram perceptíveis, talvez por outros compromissos, talvez por não se importarem com a proposta, finalidade e urgência da pauta. Contudo sabemos que o aerodesporto está bem representado por aqueles que se preocupam com a boa conduta, regras e uma Regulamentação necessária e ampla que respeite a todos no âmbito de um esporte seguro e dentro do que cabe a Lei. 

Odair Silva; Luiz de Oliveira; Clóvis Diniz e Jean Carlos.

Da esquerda para direita, baixo à cima:
Pres. GeVig Luiz de Oliveira; Dir. Téc. Club. Rio Rural Kleber Nogueira;
Dir. Téc. GeVig Jean Carlos; Vc. Pres. ABPI Odair Silva; 
Pres. ABRAVAGEx Cmte. Augusto Fonseca da Costa; 
Vc. Pres. AVLMS Jefferson Almeida; Dir. Finc. ABPI Octávio Beef Silveira 
e o Pres. ABPI Clóvis Diniz.

GEVIG sempre tentando fazer e somar para o melhor em nosso esporte.

domingo, 9 de julho de 2017

TRISTEZA EM TERRA ALEGRIA NO CÉU.

O GEVIG - Grupo Ecológico de Voo da Ilha Grande lastima a perda do homem que nos proporcionou o prazer de voar criando o parapente. Vá com Deus Gérard Bosson.

A pouco tivemos a triste notícia do falecimento de Bosson o inventor do parapente, aquele que nos deu a alegria de voar e curtir com os amigos dias de glórias dias felizes. Mesmo com toda velocidade da internet tivemos esta informação apenas hoje, vejam matéria completa no site da Federação francesa a baixo.
Por Dario Cezar Moreira Torres: “Partiu para o seu voo eterno. Gérard Bosson, o inventor do parapente, 39 anos após o seu primeiro voo. Bons voos nos céus e obrigado pelo presente amigo !!!”

quarta-feira, 5 de julho de 2017

GLOBO REPÓRTER VOANDO NO PARAÍSO.


Ilha Grande, mistérios, natureza e aventuras.
Neste terceiro módulo, Fernanda Graell decola da Rampa Maurício Klabin e voa de parapente com um dos nossos Diretores Técnicos, após o pouso entrevista personagens importantes da a vida cotidiana da Vila do Abraão em Ilha Grande.

Fernanda Graell.
 Nossos agradecimentos a toda equipe do Globo Repórter, em especial a Fernanda Graell e Andreia Rego e a Todos funcionários do PEIG - Parque Estadual da Ilha grande.

O GEVIG – Grupo Ecológico de Voo da Ilha Grande desde sua fundação vem tentando elevar o nome do esporte e fomentar o turismo de aventura, não somente em Ilha Grande como em outras rampas do Estado do Rio de Janeiro a exemplo de Porciúncula como podem conferir em postagem neste Blog.


GEVIG / ABPI Juntos somos mais fortes.

Jean Carlos; Alessandro (Zen); Luiz de Oliveira e Carleandro.


domingo, 2 de julho de 2017

BORA VOAR.


A rampa Maurício Klabin em Vila do Abraão - Ilha Grande é uma das mais democráticas do País, aqui não segregamos pilotos desta ou daquela entidade TODOS PODEM VOAR, TODOS SÃO BEM VINDOS E BEM RECEBIDOS desde que respeitem as normas do GEVIG. 


Pilotos visitantes devem estar em dia com seu Clube de origem (entendemos que um Clube deva somar com o outro e jamais negar a utilização de seu sítio de voo aos demais), por último ler e assinar o Termo de Responsabilidade. No mais é subir a rampa e desfrutar de um belo voo no paraíso.                             


Maiores informações: gevigcontato@hotmail.com