quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

AJUDA HUMANITÁRIA. SOLIDARIEDADE E CIDADANIA.

=GEVIG= VOLTA DE NOVA FRIBURGO COM A SENSAÇÃO DO DEVER CUMPRIDO MAS COM UMA ENORME VONTADE DE REGRESSAR.



Apesar de termos cumprido nossa meta, de organizar um comboio com vários veículos que só foi aumentando a cada quilômetro e que nos levou acreditar cada vez mais no ser humano, vendo a vontade de ajudar estampada no roto de cada um: novo, jovem, moço, velho, criança, menino, menina, garoto, homem, mulher, em fim uma leva de voluntários; pessoas dispostas a ajudar ao próximo sem querer nada em troca e sim pelo simples fato de AJUDAR.
                                                                                                                                                                                

Os grandes centros estão mas tranquilos nas questões de água, luz, infraestrutura de uma forma geral, mas o que se vê nas comunidades adjacentes e bairros distantes é estarrecedor, existem lugares que estão sem contato algum com a civilização, algo inacreditável para os dias de hoje.



A organização é feita pelos órgãos competentes ou nem sempre competentes, notamos que havia muita gente sem fazer nada a não ser atrapalhar quem queria ajudar, muita politicagem, muitos galões, muitas divisas, muita farda limpa sem um resíduo de poeira, em fim no popular: "Muitos caciques para poucos índios". Mas como de sempre existem pessoas de bom senso e que fazem a diferença, que se dispõem a por a mão na massa, vi muita gente de posses chegar todo sujo de lama e barro em seu carrão importado e distribuir mais de 500 pacotes de frauda, absorventes, etc. E ainda nos chamar para levar água e auxílio a lugares distantes em seus carrões. Nem tudo esta perdido.

Almoço na igreja evangélica.
Notável também a atitude dos moradores que mesmo com o pouco que tinham ainda dividiam com os voluntários, almoço, janta e café da manhã você encontra de graça por toda a cidade, igrejas evangélicas, católicas, casas, bares, botecos até em posto de gasolina. Tamanho é o respeito e o reconhecimento do povo.
Por toda parte.
Café da manhã, igreja Católica.
Da esquerda para a direita: Carlos Eduardo, Edilson Vidal, Luiz de Oliveira, Rodrigo Assis Oliveira. Voluntários do GEVIG e Francisco voluntário da Cruz Vermelha; antes do almoço na igreja evangélica. Note foto tirada às 19:32hs horário do almoço.


Organizando o elemento que da a vida e que tirou muitas vidas, que é vital para todos; água quanto é fraco  todo ser vivente sem este elemento. E pasmem, antes da nossa chegada estavam cadastrando pessoas para pegar água, água esta que estavam aos milhares as garrafas espalhadas pelo chão da ceasa e foi quando juntos resolvemos organizar e empilhar as garrafas. Serviço concluído em 02:30hs.
 
              
Durante a noite o serviço continuava, a cada instante chega um caminhão com donativos e deve se por a mão na massa para não solar, todos numa corrente de solidariedade travam os elos e em poucos minutos os donativos são separados arrumados e prontos para a distribuição no dia seguinte.




                                                                                          




Como de se esperar tivemos que partir com o desejo de regressar o quanto antes mas como de costume não obtivemos o total de donativos prometidos, ficando desta forma uma certa pendência para com as vítimas da Região Serrana; para as pessoas que pretendem ainda fazer alguma doação fica aqui uma dica: mande material de higiene domiciliar e pessoal, fraldas descartáveis, absorventes intimo, alimentos de fácil consumação ex: biscoito, miojo etc.

ALGUMAS FOTOS DA REALIDADE.



Nossos agradecimentos aos meus amigos Rodrigo Oliveira, Carlos Eduardo e Edilson Vidal, a Maria voluntária da Cruz Vermelha e moradora local, Francisco voluntário e coordenador da Cruz Vermelha, sempre prestativo e pronto para qualquer missão, João dono da pousada que nos abrigou durante estes dias e noites, e a seus funcionários que nos dispensou uma estima enorme, aos sofridos e prestativos moradores de toda Região Serrana, aos rádios amadores nos dando apoio logístico em especial o Sr. Jaci o qual nos manteve informado de tudo mesmo antes de subirmos a serra, e a todas as pessoas que direta ou indiretamente contribuiu ou ainda esta contribuindo em resgatar a dignidade de uma população. Aos militares do Exército, Marinha (FN), Aeronáutica, BOPE, Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. E que Deus abençoe a todos.

No momento de nossa chegada presenciamos a queda desta aeronave do exército, felizmente ninguém se feriu.


Um comentário:

Sheila Cardoso. disse...

Luiz Paulo,

Bom dia! Já estou em Búzios e parabenizo o trabalho voluntário maravilhoso que vocês estão fazendo através da GEVIG. Estou enviando o blog de vocês para algumas pessoas da minha rede para ver o desempenho do grupo.