No início de 2000 algumas pessoas, moradores da Ilha Grande, se reuniram na intenção de retomar as atividades de vôo livre na Vila. Quatro foram os integrantes do projeto, que começaram um processo de capacitação e logo se tornaram pilotos de vôo livre. O primeiro foi Walmir Fernandes, consecutivamente Luiz de Oliveira, Luciano Guerra, e por fim Anderson Braga.
E assim começa uma nova era do vôo livre na Ilha Grande.
=GEVIG= VOLTA DE NOVA FRIBURGO COM A SENSAÇÃO DO DEVER CUMPRIDO MAS COM UMA ENORME VONTADE DE REGRESSAR.
Apesar de termos cumprido nossa meta, de organizar um comboio com vários veículos que só foi aumentando a cada quilômetro e que nos levou acreditar cada vez mais no ser humano, vendo a vontade de ajudar estampada no roto de cada um: novo, jovem, moço, velho, criança, menino, menina, garoto, homem, mulher, em fim uma leva de voluntários; pessoas dispostas a ajudar ao próximo sem querer nada em troca e sim pelo simples fato de AJUDAR.
Os grandes centros estão mas tranquilos nas questões de água, luz, infraestrutura de uma forma geral, mas o que se vê nas comunidades adjacentes e bairros distantes é estarrecedor, existem lugares que estão sem contato algum com a civilização, algo inacreditável para os dias de hoje.
A organização é feita pelos órgãos competentes ou nem sempre competentes, notamos que havia muita gente sem fazer nada a não ser atrapalhar quem queria ajudar, muita politicagem, muitos galões, muitas divisas, muita farda limpa sem um resíduo de poeira, em fim no popular: "Muitos caciques para poucos índios". Mas como de sempre existem pessoas de bom senso e que fazem a diferença, que se dispõem a por a mão na massa, vi muita gente de posses chegar todo sujo de lama e barro em seu carrão importado e distribuir mais de 500 pacotes de frauda, absorventes, etc. E ainda nos chamar para levar água e auxílio a lugares distantes em seus carrões. Nem tudo esta perdido.
Almoço na igreja evangélica.
Notável também a atitude dos moradores que mesmo com o pouco que tinham ainda dividiam com os voluntários, almoço, janta e café da manhã você encontra de graça por toda a cidade, igrejas evangélicas, católicas, casas, bares, botecos até em posto de gasolina. Tamanho é o respeito e o reconhecimento do povo.
Por toda parte.
Café da manhã, igreja Católica.
Da esquerda para a direita: Carlos Eduardo, Edilson Vidal, Luiz de Oliveira, Rodrigo Assis Oliveira. Voluntários do GEVIG e Francisco voluntário da Cruz Vermelha; antes do almoço na igreja evangélica. Note foto tirada às 19:32hs horário do almoço.
Organizando o elemento que da a vida e que tirou muitas vidas, que é vital para todos; água quanto é fraco todo ser vivente sem este elemento. E pasmem, antes da nossa chegada estavam cadastrando pessoas para pegar água, água esta que estavam aos milhares as garrafas espalhadas pelo chão da ceasa e foi quando juntos resolvemos organizar e empilhar as garrafas. Serviço concluído em 02:30hs.
Durante a noite o serviço continuava, a cada instante chega um caminhão com donativos e deve se por a mão na massa para não solar, todos numa corrente de solidariedade travam os elos e em poucos minutos os donativos são separados arrumados e prontos para a distribuição no dia seguinte.
Como de se esperar tivemos que partir com o desejo de regressar o quanto antes mas como de costume não obtivemos o total de donativos prometidos, ficando desta forma uma certa pendência para com as vítimas da Região Serrana; para as pessoas que pretendem ainda fazer alguma doação fica aqui uma dica: mande material de higiene domiciliar e pessoal, fraldas descartáveis, absorventes intimo, alimentos de fácil consumação ex: biscoito, miojo etc.
ALGUMAS FOTOS DA REALIDADE.
Nossos agradecimentos aos meus amigos Rodrigo Oliveira, Carlos Eduardo e Edilson Vidal, a Maria voluntária da Cruz Vermelha e moradora local, Francisco voluntário e coordenador da Cruz Vermelha, sempre prestativo e pronto para qualquer missão, João dono da pousada que nos abrigou durante estes dias e noites, e a seus funcionários que nos dispensou uma estima enorme, aos sofridos e prestativos moradores de toda Região Serrana, aos rádios amadores nos dando apoio logístico em especial o Sr. Jaci o qual nos manteve informado de tudo mesmo antes de subirmos a serra, e a todas as pessoas que direta ou indiretamente contribuiu ou ainda esta contribuindo em resgatar a dignidade de uma população. Aos militares do Exército, Marinha (FN), Aeronáutica, BOPE, Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. E que Deus abençoe a todos.
No momento de nossa chegada presenciamos a queda desta aeronave do exército, felizmente ninguém se feriu.
Depois de manter vários contato via rádio com a Região Serrana, e tranquilizar várias famílias informando sobre seus parentes que estão trabalhando na região e estão bem. O GEVIG decide ir até Friburgo e regiões, amanhã às 05:00Hs sai da zona oeste do Rio um comboio levando donativos e ajuda humanitária.
Organizados por Luiz de Oliveira, Rodrigo Oliveira e Edilson Vidal, o Grupo reuniu mais de 15 voluntários para arrecadar donativos e transportalos para a região afetada pelas chuvas, o Grupo irá permanecer nas comunidades dando assistência como voluntários.
Luiz de Oliveira é voluntário formado pela Defesa Civil de Angra dos Reis e participou dos resgates no deslizamento da Praia do Bananal em Ilha Grande em 01/01/10, e também participou ativamente na cabeça d'água que assolou a Vila do Abraão na noite de 15/12/10 socorrendo várias famílias que estavam com suas casas alagadas.
FICA AQUI MEUS AGRADECIMENTOS AOS AMIGOS QUE PRONTAMENTE SE UNIRAM À CAUSA.
Saiba como ajudar as pessoas da Região Serrana, e os postos de coleta de donativos, neste momento até uma simples caixa de fósforos é fundamental para doação. Ou seja você não precisa ter muito para doar um pouco, basta ter vontade de ajudar a quem precisa.
Nós do =GEVIG= Rodrigo, Edilson, eu e vários amigos estamos nos preparando para subir a serra e dar nossa contribuição como voluntários da Defesa Civil, além de levarmos direto os donativos arrecadados. Eu formado pela DC de Angra dos Reis os outros de várias cidades do Estado do Rio mas todos voluntários formados.
Lembrando que as equipes que se encontram no local já estão trabalhando a cinco dias diretos, é preciso haver uma troca; se você é voluntário formado ou não, ajude este é o momento esta é a hora.
As ajudas estão chegando de todo o Brasil e de alguns países da América Latina.
18:50Hs nos chega via rádio a informação de que um caminhão com mais de 22 toneladas em donativos vindos de João Envile - SC. esta se dirigindo a Itaipava.
Tudo providenciado pelo grupo de rádio amadores e o Rotary Club de João Envile.
Gostariamos de agradecer aos senhores: Jaci, Mauricio, jackson e demais radio amadores da região serrana assim como os de todo o pais que nesta hora de tanta dor, destruição e perdas se uniram no propósito único de solidariedade.
Um agradecimento especial ao Sr. Jaci que coordena a frequência 145350 onde todos os informes nos são passados com muita precisão. Nós voadores sabemos o quanto é preciso um HT ou uma base fixa na hora de um resgate (roubada), quando estamos perdidos na mata ou enganchados em uma árvore.
Espero que depois de todo este esforço o Governo faça uma condecoração a estes homens que dedicam horas de suas vidas sentados junto ao aparelho auxiliando da melhor maneira possível os voluntários e profissionais que estão na rua.
Até o momento foram registrados 610 óbitos, o Governo do Estado decretou estado de calamidade pública as seguintes cidades:
Nova Friburgo, Petrópolis, Teresópolis, Bom Jardim, Areial, Sumidouro e uma outra a qual não consegui entender pelo rádio.
O Estado do Maranhão também solidário enviou hoje o GRUPO TÁTICO AÉREO DO MARANHÃO, que vai ajudar nos resgates a partir de hoje; considerada a mais moderna aeronave de resgate do pais. segundo o Comt. Oliveira a equipe esta habilitada com militares, bombeiros e voluntários de diversas áreas para prestar o pronto atendimente em qualquer necessidade.
O Governador do Estado manda mais de 400 máquinas entre tratores, helicópteros, ambulâncias e etc. para auxílio das vítimas.
A BRJ 116 foi reaberta mas deve se ter muita atenção ao dirigir, a cidade de Bom Jardim continua sem acesso, enquanto isto técnicos d CEG -Rio regularizar o fornecimento.
Uma equipe do Ministério do Trabalho esta em Friburgo tirando segunda via de documentos, mas o maior problema fica por conta da identificação dos mortos, me pareceu via rádio que farão coleta de tecidos para identificação por DNA; ainda não sabemos ao certo para onde irão os corpos.
Em tempos de calamidade toda ajuda é pouca, o trabalho que os rádio amadores vem prestando é de supra importância. Ontem à noite tinham pessoas brincando com a fônia isto acontece desde o tempo em que eu tinha uma Base PX na Vila da Penha. Dito certo a de um companheiro que ajudou muito na noite de ontem:"EXISTEM RÁDIO AMADORES E AMADORES DE RÁDIO". Que se registre meu apelo, com tantas frequências que tem no rádioamadorismo estas pessoas podem escolher uma outra qualquer para trancar as modulações, quando entrar em frequência de apoio a região serrana de um espaço antes de "gatilhar" o PTT e por favor evitem conversas fora do âmbito a que se propõem os demais, ou seja AJUDAR A QUEM PRECISA.
Cordeiro, Conselheiro Paulino, Bom Jardim, Friburgo, Teresópolis e Leopoldina,estes foram os bairros com quem mantivemos contato na freqüência 145350 MGhs no HT (rádio portátil)até a pouco; a situação ainda não é das melhores.
Muitos destes ainda estão ilhados, as pontes de Bom Jardim foram destruídas e o acesso está sendo feito por uma pequena estrada, mas oferece muito perigo.
Às 19:45Hs uma nova cabeça d’água ocorreu em Cambuci e ha relatos que foi mais forte que Friburgo.
Às 21:40Hs a Equipe 4X4um grupo de jeepeiros nos informou que a RJ 142 nos trechos entre Lumiar e Muriaé esta muito perigosa, com novas quedas de barreira. As máquinas removeram muita lama do local ontem mas hoje tornou a chover e quase tudo voltou como antes. Em alguns trechos a estrada esta em uma pista mas muito escorregadias; e os demais estão interditados. Segundo Mauricio da Equipe 4X4 somente as equipes de resgate com veículos adaptados podem passar com facilidade, porém com muita destreza.
21:45Hs recebemos o comunicado de que voltou a chover forte em Nova Friburgo. Durante boa parte da noite de hoje 15/01/11 fizemos vários telefonemas para as famílias de bombeiros e outros profissionais que estão na região trabalhando e sem contato com suas famílias, uma delas o bombeiro () cuja família estava muito preocupada e sem notícias, mas que graças ao empenho de rádios amadores de várias regiões do Estado do Rio fazendo à (ponte) conseguimos os números telefônicos e assim tranqüilizando estas famílias.
A ABVL – Associação Brasileira de Vôo Livre esta recebendo doações: (água, remédios, produtos de limpeza, etc.) quem quiser fazer doações dele levar a Secretaria da sede da ABVL em São Conrrado, que o Presidente Marcelo Almeida e sua equipe encaminharam para o centro de triagem da Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro.
Recebemos a informação de que esta faltando leite e muitas crianças estão sem alimentação por este motivo pedimos uma exclusividade nos donativos mandem mais leite, a mensagem esta no vídeo.
Marcelo Almeida também esta em Friburgo com sua Equipe K-PRA especializada em resgates. Para conhecer um pouco do trabalho da Equipe siga os links:
Nossos agradecimentos aos profissionais que estão agora trabalhando nas áreas atingidas pelas chuvas, em especial aos voluntários que estão arriscando a própria vida para garantir a sobrevivência de outras.
Muito se fala em acidentes entre voadores e linhas de pipas, mas o que pouca gente sabe é que em alguns estados brasileiros pipa é proibido e pode até dar cadeia. Mas não é esta a intenção deste vídeo, ele apenas explica como podemos viver em comum acordo.
Situação que passei voando em Abraão na temporada de pipas: férias escolares. Este mesmo vídeo será apresentado na sede do INEA no Parque Estadual da Ilha Grande em reunião a ser marcada entre os pilotos do =GEVIG= e os adeptos de pipa com e sem cerol para discutirmos o assunto e resolve lo da melhor maneira possível.
Bem nem sempre a previsão é precisa, dia 22 de agosto de 2010 aguardávamos a visita do Marcelo que nos contatou via tel. um dia antes para conhecer a rampa e dar aquele vôo. Após longo período de espera na rampa e nada da condição entrar; o jeito foi se lançar em um PREGO de dois a três minutos. Em fim conhecemos o Marcelo mas um grande amigo e parceiro de vôo que com certeza vai voar nas termais do Abraão e reconhecer na pratica o potencial da rampa. Afinal o verão chegou e não vai faltar oportunidade para ele decolar como um helicóptero hehe.
Gabriel mais uma vez pioneiro em Abraão, primeiro vôo duplo da Ilha Grande. Parabéns decolagem perfeita para um dia sem vento e sem nossas tão bombadas térmicas.
Como sempre digo: "Um prego é melhor que ficar com os pés no chão".